O gênio italiano Leonardo da Vinci desenhou, em 1480, uma máquina que levantava vôo horizontalmente.
Ele inspirou o perito em aeronáutica Igor Sikorski, um americano de origem russa, que passou a estudar o assunto em 1908.
Há controvérsias sobre os primeiros vôos de helicóptero. Ele teria sido realizado pelo francês Étienne Oehmichen, que voou 1 quilômetro em 1924.
Outros reconhecem o italiano D'Ascanio como o pioneiro, em 1930.
De qualquer modo, os modelos ainda apresentavam problemas.
Até que o primeiro avião de Igor, o Sikorsky VS-300 (1939), viria a ser o projeto definitivo de todos os futuros helicópteros.
Era o primeiro helicóptero de rotor único e a sua idéia foi acolhida prontamente pelos fabricantes.
O veículo podia ser controlado, pairava ao subir e descer verticalmente, além de voar para trás e para os lados.
Sikorsky arquivou os planos de produção em massa durante a Segunda Guerra Mundial para trabalhar noutros projetos aeronáuticos.
Mas em 1945, ele imediatamente mergulhou no trabalho de aperfeiçoar o seu projeto anterior e conceber naves militares e domésticas, cujos propósitos incluíam operações de socorro e salvamento além de missões de combate em baixas altitudes.
Dois ancestrais do helicóptero foram: o giroplano, criado pelo francês Louis Breguet, em 1907, e o autogiro, uma espécie de aeroplano munido, na parte superior, de uma hélice que lhe permitia subir e baixar verticalmente, idealizado pelo espanhol Juan de la Cierva, no ano de 1922.
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