Cartoons - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut

Confira mais gráficos para Cartoons em ScrapsWEB.com.br

Clique para voar

Pesquisa

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

MAIS DE UM SÉCULO DE TAMPAS E GARRAFAS




Antes do sistema Crown ("coroa") de fechamento, patenteado em 1892 nos EUA por William Painter, fundador da Crown Cork & Seal, usavam-se os seguintes tipos de garrafa para refrigerantes:

Garrafa COBB (1) — Foi a primeira a ser empregada com êxito. Era vedada por um anel de borracha embutido no lado interno do bocal, contra o qual ficava pressionada uma bolinha de vidro. Isso ocorria devido à diferença entre a pressão interna da garrafa e a pressão atmosférica.
Garrafa Hutchinson ou "Pop" (2) — Possuía uma alça de arame que era comprimida e na qual estava preso um disco de borracha. O disco vedava a garrafa também graças ao diferencial de pressão existente no interior e a do exterior à garrafa. Para abri-la, bastava le-vantar a alça de arame. Ouvia-se então um barulho inconfundível, o que lhe valeu o apelido de "Garrafa Pop".

Garrafa Relâmpago (3) - Ainda em uso em alguns países da Europa, tem uma rolha de porcelana que fica presa ao pescoço da garrafa por meio de uma articulação de arames. Essa rolha possui uma arruela de borracha, que é responsável pela vedação. Serve para vedar tanto bebida com gás como sem gás. Foi apelidada de "Garrafa Relâmpago". Era largamente usada no Brasil pela Fábrica de Águas Gazozas Dore, da Paraíba, cujo guaraná até hoje é um dos mais consumidos no Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário