A cada vez mais onipresente marca Tabasco de molhos de pimenta não teria surgido se não fosse a Guerra Civil Americana. Em meio ao conflito, ocorrido entre 1861 e 1865, Edmund McIlhenny, um banqueiro de Nova Orleans, foi obrigado a fugir com a família para o Texas. Quando voltou à Louisiana, os bancos estavam arruinados, e ele se viu compelido a mudar de ramo. Passou a se dedicar ao cultivo de cana-de-açúcar. Como hobby, começou a cultivar uma horta, onde plantou algumas sementes secas da pimenta Capsicum frutescens, que ganhara de um amigo recém-chegado de uma viagem à América Central.
Foi aí que o ex-banqueiro teve a idéia de preparar um molho picante à base de vinagre e sal. A família e os amigos foram os primeiros degustadores. Todos aprovaram o sabor, e estimularam o negócio. Em 1869, McIlhenny preparou 350 garrafas do produto e levou a um distribuidor local. Dois anos mais tarde, os frascos de Tabasco já eram vendidos em Nova York e outras cidades americanas. Atualmente o molho está presente em 110 países, com venda anual de mais de 110 milhões de unidades. Uma curiosidade: o inconfundível frasco de vidro, com o rótulo colado na diagonal, seria destinado originalmente a perfumes, tendo sido adotado na falta de outro mais adequado ao produto. É o típico acaso que leva ao sucesso. Hoje a marca Tabasco é apresentada em variada e criativa linha de sabores e de embalagens.
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